MONÓLOGO DE UMA ROSA


                        Dizem que eu sou linda,
            Assim como um céu apinhado de estrelas,
            que a todos encantam tão somente em vê-las
            na amplidão infinda...

                        Dizem mais que isso,
            Que emana de mim um poder atrativo,
            aquele que olha tenho-o logo cativo,
            preso ao meu feitiço...

                        Dizem também,
            Que eu sou compenetrada, soberba, orgulhosa,
            que em mim não vejo a simples condição de rosa,
            quero ir além...

                        Dizem que me ofereço
            a enfeitar berços, presépios e altares,
            me tornando atração de todos os olhares
            quando apareço...

                        Muitas falas deitam,
            Que penetro em alcovas de reis, de rainhas,
            em sua intimidade, a pretexto que as minhas
            pétalas deleitam...
           
                        Que tenho calor,
            faço a vida vibrar entre dois namorados,
            minha presença faz com que apaixonados
            se exultem de amor...         

                        E falam de mim,
            Que tenho espinhos, que firo a mão que me afaga,
            aos que desejam é cruel a minha paga,
            perversa e ruim...

                        Maltratam-me tanto,
            que mesmo, às vezes, tenho raiva de ser rosa,
            que foi ingrata a natureza caprichosa
            ao dar-me esse encanto...

                        Serei tudo isso?
            Não. Sou simplesmente rosa e posso provar:
            Na tristeza de um túmulo – ornamento um altar.
           Estou no cortiço
            e em palacetes
            Como a filha do rico faustosa me tem,
            a do pobre me beija e afaga também...
            Estou em banquetes
            Partilho amarguras,
            Se em festa de gala, em festins opulentos,
            eu também sou presente sentindo os lamentos
            das ruas escuras...
            E quem me disputa,
            é a virgem que sonha de olhos abertos,
            é a triste que chora seus dias incertos,
            é a dissoluta...

                        Burguês e plebeu,
            honestos e ladrões, pecadores e santas,
            um cego me sente e meu perfume lhe encanta,
            Me quer o ateu
            e monges de toga.
            Se estou nos jardins do austero Vaticano,
            numa igreja ordotoxa, num templo anglicano,
            numa sinagoga,
            em nada me afeta...
            Como sirvo ao pintor, o escultor me admira,
            e notando o meu porte o maestro se inspira,
            me quer o poeta...

                        Os meus atrativos
            generalizam-se por todos os países,
            penetro nas masmorras, alegro infelizes
            e tristes cativos...
            Subo pelas serras,
            desço por campinas, em vales coloridos,
            em choupanas pobres, casebres esquecidos,
            por toda a Terra.

                        Sorte caprichosa!
            Que culpa tenho eu se Deus me fez assim?
            Sou simplesmente flor e nada tenho enfim,
            sou apenas uma ROSA.

Gerson Campos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário